terça-feira, 20 de maio de 2008

O que é obesidade?


A obesidade é uma doença que atinge milhares de pessoas nos dias de hoje e que tem este índice em constante crescimento nas últimas décadas. Com todas as facilidades que o mundo moderno oferece, com sua lei do menor esforço, cada vez mais e mais pessoas estão desenvolvendo este acúmulo de gordura localizada de forma prejudicial.

O fenômeno da obesidade também é conhecido como nediez ou pimelosa, que origina da palavra grega pimelé, que significa gordura, com o radical ose, que significa processo mórbido. Só por esta definição vocabular já é possível obter uma idéia do quão grava pode ser tornar esta doença. Pode-se entender como obesidade o acúmulo excessivo e patológico de gordura no organismo, que atinge tanto a seres humanos quanto a animais.

A medição feita para se saber se a obesidade está a um nível superior é realizada através de uma comparação entre o peso e a altura ideal em uma pessoa. De acordo com essas medições, é possível chegar a um peso ideal, que não deve passar de quinze por cento acima ou abaixo desta faixa atribuída. Quando esta porcentagem se encontra acima do nível considerado ótimo para uma vida saudável, é detectado a doença da obesidade e um tratamento deve ser prontamente iniciado.

A linha tênue que divide a obesidade do peso comum de uma pessoa é muito variável, por isso deve-se sempre tomar muito cuidado com a sua própria alimentação diária e tentar, sempre que possível, dar preferência a alimentos mais nutritivos para seu organismo.

2 comentários:

Maíra Malta disse...

Parabéns pela brilhante iniciativa de produzir um blog cujo tema central é a obesidade. Vivemos em tempos onde a ditadura da beleza é pauta diária nas mais diversas rodas de discussão, por tanto é extremamente importante alertar a sociedade mostrando que a obesidade é uma doença séria, capaz de matar.

Débora Guimarães disse...

Gostaria de saber de onde é esta imagem... é de alguma campanha especifica? OBRIGADA!