terça-feira, 20 de maio de 2008

Obesidade no brasil.

A obesidade no Brasil tem sido reconhecida como um problema de saúde pública, por causa das suas conseqüências prejudiciais a saúde.

Como o que vem acontecendo em países desenvolvidos a população brasileira tambem tem apresentando maior tendência ao excesso de peso.

Segundo dados nacionais mais recentes (PNSN-1989) cerca de 27 milhões de pessoas maiores de 18 anos (32% ) apresentam algum grau de excesso de peso (IMC >= 25,0). Estes dados indicam que 27% dos homens e 38% das mulheres apresentam sobrepeso ou obesidade. No caso de obesidade (IMC >= 30,0) , revela que 8% da população adulta é obesa (6,8 milhões de indivÍduos). Destes, 70% são mulheres. A prevalência do excesso de peso tende a aumentar com a idade atingindo o maior valor na faixa etária de 45-54 anos ( 37% dos homens e 55% das mulheres).

Outra verificação feita pelo PNSN-1989 é que em todas as Regiões do Brasil, parcelas expressivas da população adulta apresentam sobrepeso ou obesidade, sendo que as menores prevalências são encontradas na Região Nordeste e as maiores, na Sudeste.

Esse gráfico nos leva a crer que o nível de obesidade esta ligado ao nível de desenvolvimento dessas regiões e que a obesidade vem a ser resultado da ma distribuição de renda. E, sabendo que 50% da população tem baixíssima renda, significa que a uma minoria no Brasil que esta com o chamado peso ideal (IMC>= 20,0).

gráfico e pesquisa retirados do site do ministério da saúde.

Nenhum comentário: